quarta-feira, 30 de maio de 2012

DANIEL PIZA E A CULTURA

Jornalista, escritor, artista plástico, Daniel Piza era formado em Direito pela Universidade de São Paulo. Nascido em 28 de março de 1970, morreu em 30 de dezembro de 2011, em Minas Gerais, vítima de um acidente vascular cerebral, a poucos meses de completar 42 anos.
Não chegou a exercer a profissão de advogado, começando a escrever no jornal O Estado de São Paulo, em 1991,  principalmente sobre cultura. Teatro, cinema, literatura, bem como esportes (ele, corintiano fanático) constituíam sua área de interesse. Com a mesma facilidade abordava assuntos tão diversos quanto a política, a música tanto a popular, quanto a erudita, sobre a qual tinha excelente capacidade analítica e crítica.

Grande e voraz leitor, era capaz de analisar obras clássicas da Literatura, inclusive em línguas estrangeiras, inclusive Filosofia.

Fora tudo isso, era comentarista esportivo na Rádio CBN, a rádio que toca notícia.

Algumas de suas obras: 
Leituras do Brasil, da Editora Talent; Jornalismo Cultural, da Contexto; Ayrton Senna - O Eleito, da Ediouro; Machado de Assis - Um Gênio Brasileiro, da Imprensa Oficial; Aforismos sem Juizo, da Bertrand Brasil; Amazônia de Euclides, da Leya.

Agora que o Jornal O Estado de São Paulo disponibilizou todo o seu acervo, vale a pena pesquisar seus escritos, na Coluna que escrevia dominicalmente. 
Para acessá-lo:  www.estadao.com.br/acervo

Como amostra, transcrevo parte de artigo que escreveu no O Estado sobre o que entendia por "cultura".

Cultura não é apenas acúmulo de informação e domínio de conceitos; é um processo longo, conflituoso e não-linear, em que lutamos para retirar as cascas com que o senso comum nos embota desde que nascemos, em osmose contínua. Ao contrário do que se diz, uma biblioteca não é um lugar silencioso aonde vamos colher saberes como se fossem frutos; é uma arena de combate, onde pensamentos de várias épocas e lugares se digladiam, não raro causando mortes. Não há conhecimento sem conflitos; e isso lhe dá vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário